quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ir mais além...

Depois de alguns acidentes domésticos (ou deverei dizer "hípicos"?) com o computador, aqui estou eu extremamente desgostoso por não estar a jogar a nova versão do Football Manager, mesmo já a "tendo" em minha posse. Parece que o computador não deixa... Ao menos, ainda me permite vir ao blog! Portanto vamos lá aproveitar as "abébias" que o meu computador me dá...

O cinema português parece estar a mudar. Ou pelo menos a ideia que eu tinha dele. Para mim cinema português era filmes a preto e branco para rir e filmes a cores para chorar. Mas, recentemente algo parece mudar e começamos (ou, mais uma vez, pelo menos eu passei a reparar) a ver produções do género Sorte Nula, Call Girl (quem diz Call Girl diz o Padre Amaro), Julgamento ou Arte de Roubar, que estreou recentemente e que tem a particularidade de ser falado em inglês apesar de ser "nosso". Talvez seja este o caminho a seguir, o da internacionalização...

Dentro daquele rol de filmes que referi acima, vi recentemente Julgamento e o "veredicto" é positivo. Com Júlio César, José Eduardo e Alexandra Lencastre entre outras caras conhecidas da nossa praça, o filme de Leonel Vieira segue a história de um grupo de três amigos que acidentalmente encontram o PIDE que os torturou no passado e matou um amigo comum. Este reencontro faz despertar o desejo de vingança e os papéis de quem tortura e quem foi torturado começam a inverter-se...

Este é um filme que explora o conceito de justiça, os seus limites. Gostei particularmente do final. É como se cada um dos quatro "homens fortes" da história se revelasse e colhesse o que semeou durante a vida. O PIDE revela o seu mau carácter e morre, o cobarde acaba traído pela jovem mulher, o "impulsivo" do grupo encontra a paz no seio da família e o mais ponderado perde o controlo, embora acabe por ficar bem. É o tal julgamento...


P.S. Já que hoje é quinta feira, dia de estreias, e continuando no cinema português, está para estrear mais um filme que me parece que se enquadra no perfil destes que referi. Contrato estreia para o ano e promete...

Sem comentários: