domingo, 15 de junho de 2008

Mãe, deixa-me só acabar de ver o Iron Man...

Há pouco tempo, numa daquelas reuniões familiares em que por vezes vêm à baila recordações de um passado não muito distante, entrava eu na sala quando reparo na TV. Não, não era a inésima repetição do Preço Certo nem um daqueles filmes que as televisões portuguesas tornam em "clássicos", mas sim uma cassete feita nos primeiros dias de vida da minha irmã. E lá apareço eu com um importantíssimo pedido à minha mãe. "Mãe, deixa-me só acabar de ver o Iron Man e o Dragon Ball antes de irmos embora..."

Dois desenhos animados em voga na altura e com qualidade, nada a ver com a actualidade onde as crianças de hoje o mais emocionante a que costumam ter acesso é o Noddy ou o Ruca, foram também dos que mais me marcaram na minha infância. Eram daqueles que nos despertavam logo de manhã!

Ora isto vem a propósito do último filme que vi, há coisa de trinta minutos, Iron Man. O Homem de Ferro da Marvel chegou este ano ao cinema pela objectiva de Jon Favreau e conta com alguns nomes conhecidos da 7ª arte. Nomes como o de Gwyneth Paltrow (A Paixão de Shakespeare), Jeff Bridges (K-PAX) e o próprio Terrence Howard (Colisão) parecem-me nomes de maneira geral conhecidos. Em relação a Robert Downey Jr. parece-me começar a aparecer agora (Zodiac, Fur e A Scanner Darkly são filmes recentes). Ou isso ou falta de atenção minha. Aposto na segunda...

Iron Man narra a história de Tony Stark, um génio nas áreas da mecânica (com muita ciência), que se dedica ao fornecimento de armas de forma algo ingénua, pois na sua perspectiva são vendidas apenas às pessoas que zelam pela proteção da nação. Após a apresentação de um míssil, a caravana onde segue é atacada por um grupo terrorista denominado Dez Anéis que o rapta, obrigando Tony a construír um dos ditos mísseis em troca da sua liberdade. No entanto sabendo que não é isso que lhe salvará a vida, começa a construír o que será então o protótipo do Iron Man. Consegue assim fugir e anuncia o abandono da sua companhia do negócio do armamento. Decisão que causa algum desconforto ao seu braço direito, Obadiah, que tem uma negociata obscura com o referido grupo e que mais tarde se descobre ter sido ele, cansado de estar na sombra de Stark, a planear a morte do seu sócio no referido ataque.

Em suma é uma boa adaptação de uma boa licença, o que parece ser confirmado com o facto de ter sido anunciada uma sequela lá para 2010. Os combates são bons, aliás todo aquele armamento é espectacular. O fato do Iron Man corresponde às expectativas sendo bastante fiel ao original. Por baixo do fato temos uma personagem bastante carismática (mas quem é que depois de dias em cativeiro e perdido pelo deserto, a primeira coisa que pede é um cheeseburguer, marcando de seguida uma conferência de imprensa!?) que foi bem encarnada por Robert Downey Jr., que deverá ter sido a maior revelação neste filme.


P.S. Não será preciso esperar até 2010 para rever Tony Stark. Esta personagem tem uma curta aparição no recentemente estreado O Incrível Hulk, sendo obviamente desempenhado por Downey Jr.

Sem comentários: